segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PILHAS E BATERIAS (POSTOS DE COLETAS)

Publicado em 16/09/2014 - 15:16 por Maristela Crispim

Desde julho de 2013, o Ecoelce, programa da Coelce que propõe a troca de material reciclável por bônus na fatura de energia, recebe em alguns pontos de coleta, pilhas e baterias usadas, totalizando, até agosto de 2014, a marca de uma tonelada de pilhas.
As pilhas são encaminhadas ao Projeto Abinee, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, que visa implantar os sistemas de logística reversa e destinação final das pilhas comuns de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis, sendo o Ecoelce o parceiro nessa ação. Após o descarte da pilha, o material é coletado, pesado, separado e encaminhado para o reprocessamento e a reciclagem.
Considerado resíduo perigoso, em termos técnicos, a reciclagem de pilhas e baterias consiste na recapturação dos materiais, nomeadamente manganês, zinco, aço e carbono, para serem reintroduzidos no processo industrial, evitando com isso a deposição dos metais pesados, tóxicos e altamente poluentes na natureza, ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de exploração mineira para a obtenção dos mesmos.
Apesar de ser um resíduo que não disponibiliza bônus Ecoelce aos clientes, houve grande adesão da população cearense em destinar corretamente esse resíduo perigoso. Segundo o responsável pela área de eficiência energética da Coelce, Odailton Arruda, as pessoas estão mais conscientes sobre a destinação correta desses resíduos. “Chegar à marca de uma tonelada de pilhas arrecadas mostra que as pessoas não estão preocupadas somente com o desconto na conta de energia”, reforça.
Ecoelce
Em atuação desde janeiro de 2007, o programa já atendeu 427.817 clientes cadastrados, contabilizou mais de 17.231 toneladas de resíduos e concedeu R$ 2.260.555,77 em bônus na conta de luz. O projeto conta atualmente com 99 postos, entre capital e interior do Ceará.
Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce – que conta com um chip no qual ficam registrados os dados do cliente – cadastrando-se, com a conta em mãos, nos postos de coleta do programa. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao ponto de coleta e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia. Na capital, são treze pontos do programa aptos a receber as pilhas.
PONTO DE COLETA
ENDEREÇO
Assembleia Legislativa
Av. Desembargador Moreira com Rua Francisco Holanda, 900 – Jardins da Assembleia Legislativa, Joaquim Távora
Estrela Supermercado
Rua Florêncio de Alencar, 793, Barra do Ceará
Supermercado Super do Povo
Av. Dedé Brasil – no estacionamento do Super do Povo, Dias Macedo
ETUFOR
Av. dos Expedicionários com Rua Raul Cabral no prédio da ETUFOR, Vila União
Maraponga Mart Moda
Rua Altair com Rua Itaguaí (atrás do estacionamento da Moda Íntima), Maraponga
Mercadinho São Luiz
Av. Ulisses Bezerra, 1300, Cidade dos Funcionários (atrás do Mercadinho São Luiz da Av. Oliveira Paiva)
Praça do North Shopping
Rua 03, n° 255 ao lado da Fazendinha da Praça do North Shopping, Presidente Kennedy
Sebrae Meireles
Esquina da Rua Antônio Augusto com Rua Dr. Atualpa Barbosa Lima (ao lado do Sebrae), bairro Meireles
Washington Soares (Posto Ipiranga JG)
Av. Washington Soares, 3340, Água Fria – próximo ao Siara Hall
Aquiraz
Av. Torres de Melo – em frente a Rodoviária, Aquiraz
Jereissati I
Av. 06, nº. 80 – Jereissati I – atrás da Escola Dep. José Martins Rodrigues, Maracanaú
Prédio Administração Central Coelce
Rua Padre Valdevino, 150, Piedade
Prédio Diretoria Comercial Coelce
Rua Padre Valdevino, 150, Piedade
Fonte: Coelce
            Diário do Nordeste – Caderno Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário