sábado, 30 de junho de 2012


CHICO MENDES (BIOGRAFIA)
Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Seringal Porto Rico estado do Acre. Filho de seringueiros iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade, não havia condições de estudar. Chico Mendes aprendeu a ler aos 20 anos de idade.
Tornou-se líder de um movimento de resistência social e pacífico, defendia a floresta e os direitos dos seringalistas, organizando um pensamento a favor do meio ambiente. O movimento sindical no Acre foi fundado em 1975, em parceria com o STRB – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia.
Chico Mendes participou das lutas dos seringueiros contra o desmatamento, alcançando apoio internacional. Criou o Conselho Nacional de Seringalistas para defender as condições de vida e trabalho das comunidades locais.
Entrou em conflito com grandes proprietários de terras e empresários do setor de madeireiras. Em 1977, foi eleito vereador de Xapuri pelo MDB, cujo partido não apoiava suas lutas e intenções.
Foi torturado e interrogado em 1979, após ter promovido debates entre igreja, sociedade civil e sindicatos na Câmara Municipal da cidade. Era constantemente ameaçado de morte e visto com olhos grandes pela ditadura da época.
Tornou-se dirigente do recém-fundado Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre. Em 1982, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri. Em 1985, liderou o Encontro Nacional dos Seringueiros e foi procurado pelo setor ambiental da ONU.
Chico Mendes denunciou o desmatamento e a expulsão de seringueiros de suas terras no Congresso Norte Americano, o que gerou cortes de investimentos do Banco Internacional em empreitadas em terras amazônicas. As ameaças de morte tornaram-se mais intensas.
Chico Mendes faleceu em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos, assassinado na porta de sua casa. Os assassinos foram julgados e condenados a 19 anos de prisão.
Principais momentos de sua vida:
- 1975 – É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição.
- 1976 – Começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra.
- 1977 – Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro)
- 1978 – Começou a receber ameaças dos fazendeiros locais, descontentes com sua atuação sindical.
- 1980 – Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), tornando-se dirigente do partido no estado do Acre. Neste mesmo ano, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que o acusavam de envolvimento no assassinato de um capataz de uma fazenda. Foi absolvido por falta de provas.
- 1981 – Tornou-se presidente do Sindicato de Xapuri.
- 1982 – Candidatou-se a deputado estadual pelo PT, porém não conseguiu eleger-se.
- 1985 – Organizou o 1º Encontro Nacional de Seringueiros. Participou da fundação do CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros). Participou da proposta da “União dos Povos da Floresta”, que previa a união dos interesses dos seringueiros e indígenas na defesa da floresta amazônica.
- 1987 – Recebeu em Xapuri uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), mostrando a devastação causada na floresta amazônica por empresas financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após levar as denúncias ao senado dos Estados Unidos, o BID suspendeu os financiamentos a estas empresas.
- 1987 – Recebeu vários prêmios na área de ecologia e meio ambiente em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos. O mais importante destes prêmios foi o “Global 500”, entregue pela ONU.
- 1988 – Participou da criação das primeiras reservas extrativistas no Acre. Foi eleito suplente da direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) durante o 3º Congresso Nacional da CUT.
- 22 de dezembro de 1988 – Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa. Deixou esposa (Ilzamar Mendes) e dois filhos pequenos (Sandino e Elenira).

Atualmente, há o INPRA – Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, ong sediada no Paraná, com o propósito de lutar pela defesa da natureza e promoção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário