terça-feira, 20 de agosto de 2013

AOS AMIGOS DA MÃE NATUREZA

Amigos da Mãe Natureza:
Tenho nos últimos meses me dedicado a estudos diversos relacionados ao homem do campo e como tenho aprendido. A única ferramenta de estudo tem sido a INTERNET. Muitas pesquisas efetuadas.
É de dar tristeza ver como as terras de cultivo no Brasil foram e continuam sendo mal tratadas pelos grandes latifundiários e empresas de agricultura, como também pela indústria química em geral na produção de fertilizantes, herbicidas, fungicidas, enfim, produtos químicos em geral que ao "auxiliarem" às grandes produções de semente para alimentação humana causam sérios danos à saúde do homem e muito mais que isso, deterioram o solo tirando todos os seus nutrientes, acabam com as ervas e consequentemente os insetos atingindo com isso aos pássaros e aos animais. É muito triste.
O resultado disso é que a busca por novas terras se faz obrigatório e o nicho encontrado nos últimos anos tem sido o norte-nordeste do País onde a predação está continuando.
Mas há um alento. Grupos têm-se formado em algumas partes (Bahia, Minas, Rio de Janeiro, Pernambuco ...), que tentam num trabalho de formiguinhas mostrar como se pode conviver bem no campo sem destruir a Natureza, e em poucos espaços reconstituir o que foi destruído, recuperando as matas, rios e riachos, harmonizando agro-florestas, plantios alimentares convencionais, hortas e frutíferas através de sistemas simples como "Mandalas, Permacultura, Plantio Consorciado de Culturas e outros" que têm mantido o homem no campo, e dando condições de alimentação farta e gerando renda em condições até melhores de que às dos plantios predadores comerciais dos grandes latifúndios e o que é melhor sem depredar e destruir o meio ambiente. 
Aos poucos, irei mostrar aqui essas pesquisas por mim efetuadas para aqueles que gostam da vida do campo, de sertão, de plantar, de frutas, de pescar, enfim, de convívio com a Natureza.
Para aqueles mais apressados que quiserem se adiantar, procurem os seguintes temas no You Tube que já estarão aprendendo algo mais com certeza: "Ernst Gotsch, Bill Molisson e David Holmgren, Permacultura, Sistema Mandala, Plantio Consorciado, Agroflorestamento", iniciando essas pesquisas, outras surgirão e cada vez mais abriremos nossas mentes e renovaremos nossos conceitos críticos contra e/ou a favor daquilo que vemos em construção e destruição da Natureza.
Abraços do amigo Lúcio Correia e até breve.

(correialucio@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário