quarta-feira, 16 de julho de 2014

NEEN INDIANO - AZADIRACHTA INDICA (NIM)

NEEN
Nome científico: Azadirachta indica
Família: Meliaceae
Origem: Nativa da Índia
Descrição : Natural da Índia é considerada uma árvore sagrada, conhecida como a farmácia local, por ser usada para várias enfermidades, inclusive a malária. No Brasil aclimatou-se e é considerada como repelente de insetos. Também é conhecida como neem, nim, indiano, amargosa e amargoseira.
A Azadirachta indica é frequentemente confundida com a Melia azedarach L. (cinamomo, azedaraque, lilás-do-Japão ou amargoseira).

A planta pode chegar a medir até 20 m de altura. Tem ramos espalhados, em forma de uma coroa larga. Tem crescimento rápido, em poucos anos atinge mais de 10 m; Produz frutos entre 3 e 5 anos; No Nordeste brasileiro produz frutos 2 vezes por ano.
Desenvolve-se bem em regiões semiáridas, é resistente à seca, suporta temperaturas elevadas, adapta-se a diferentes tipos de climas e solos; é geralmente encontrada por toda a índia e em regiões vizinhas, onde é frequentemente cultivada para fins comerciais. Seu uso está em expansão no mundo todo.
História: Na Índia é chamada "Farmácia local”, todas as partes são usadas na medicina tradicional no Sri Lanka, Burma, Indochina, Java, e Tailândia. O caule, a casca da raiz e as frutas novas, são usados como tônico e adstringente e a casca do caule, no tratamento de a malária e doenças cutâneas. As folhas macias são usadas no tratamento de parasitas, úlceras, doenças cardiovasculares, e também por suas ações pesticidas é repelente de insetos. Os ramos jovens são usados como escova de dente nas regiões rurais. A árvore produz uma madeira de alta qualidade e uma goma comercial.



Repelente Natural contra Insetos e outras Pragas
O Neen possui benefícios para a agricultura e principalmente a pecuária. Seus derivados são usados na defesa natural de plantas e animais contra um grande número de pragas, entre elas lagartas, besouros, gafanhotos, pulgões, cochonilhas, mosca branca e outras pragas. É também indicado no controle de nematoides e doenças provocadas por fungos e bactérias.
No tratamento de animais é usado como carrapaticida, vermífugo e no controle da mosca do chifre dos bovinos.
Em função da presença nas folhas, cascas, frutos e sementes do Neen, de substâncias como Azadiractina, Nimbina e Salanina, os produtos dele derivados atuam de diversas maneiras sobre os insetos.

Têm ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos combatidos com o Neen ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação de pragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário